domingo, 8 de junho de 2008

Cólicas nos bebês: livre-se delas!

Algumas mães não associam o choro com a cólica, comum até os três primeiros meses. Dores no abdome que não tem uma causa exata, mas sim uma série de fatores responsáveis por este incômodo presente em pelo menos 75% dos bebês no início da vida.

Para ter certeza de que é cólica, Jorge Huberman, pediatra e neonatologista do Hospital Albert Einstein explica às mamães:

“Vá por eliminação: o bebê está com fome? A fralda está molhada? Está com calor? Com frio? Se essas possibilidades forem descartadas e o choro continua é grande a probabilidade de ser cólica. Além disso, há algumas características específicas: o bebê se contorce, o rosto fica vermelho e com expressão de dor, as mãos se fecham e o choro estridente parece inconsolável. Em muitos casos, as crises costumam acontecer no mesmo horário - à tardinha ou no início da noite”.

Conforme o pediatra, as cólicas acontecem principalmente porque os sistemas gastrintestinal e nervoso central, que controlam as contrações do intestino, ainda são muito imaturos. “Como o processo de formação e funcionamento desses mecanismos ainda não está completo, ocorrem movimentos intestinais descoordenados que acabam provocando as dores”, esclarece.

Uma das formas de evitá-las é mudar alguns hábitos quando for amamentar o bebê. Nessa hora é importante estar em uma posição confortável e ambiente tranqüilo, se possível colocar músicas relaxantes.

UNIRE CURSOS

Curso de Babá, curso de Au Pair, Curso de Recreação para 3 a 7 anos, Curso Contadores de Histórias, Estimulação do Bebê, Nutrição para crianças de 0 a 6 anos. Indicado para Berçarista, ADI, pedagogas, estudantes de pegagogia que trabalham em escolinhas, creches, que buscam reciclagem e atualização na área Pedagógica, Copeira Hospitalar, Copeira de empresas, Babá e Baby Sitter, Nutrição para Bebês, Lavar e Passar, Culinária, Berçarista, Recreação Infantil. Público: creches, escolinhas, curso de pedagogia, babás, berçaristas, recreacionistas, buffet infantil, festas infantis, maternal, primeira infância, animador de festa, entre outras.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial